Era o dia 15 de agosto de 1954, festa da Assunção da Santíssima Virgem. O Papa Pio XII se encontrava em sua residência de verão de Castel Gandolfo e desejava de um imagem.jpgmodo especial a festa em um ano que ele mesmo havia declarado Ano Mariano. Por este motivo convidou aos microfones da Rádio Vaticano a participar de sua habitual recitação do Ângelus ao meio-dia e a transmiti-la ao mundo.
“A experiência deve ter comprazido Pio XII porque neste outono concordou voluntariamente a recitar o Ângelus com osfiéis na Praça de São Pedro a partir da janela de seu escritório”, explicou o diário vaticano L’Osservatore Romano em um artigo especial sobre a efeméride. “Desde esse tempo, o mundo chegou a conhecer essa janela muito bem”.
Um caloroso costume
Hoje, 60 anos depois, o Papa Francisco se aproxima a cada domingo desta mesma janela para ter um caloroso encontro com milhares de peregrinos em torno da simples e bel devoção em honra da Santíssima Virgem. Ele, como seus antecessores, respeitaram a tradição de Pio XII e uniram a oração mariana uma curta catequese e uma reflexão sobre as necessidades ou preocupações mais urgentes da Igreja universal às quais se convoca a responder através da oração e da solidariedade.
“O amor quer seus ritos”, afirmou Luigi Tesla, autor do artigo no diário da Santa Sé, citando a Saint-Exupéry. O autor descreveu o encontro semanal como “um diálogo de amor entre Pedro e seus homens, o qual é a forma concreta de um vínculo que permanece ativo”. Um diálogo que se faz mais próximo nos estreitos espaços de Castel Gandolfo, onde os fiéis começaram a expressar seu afeto ao Pontífice com maneiras menos formais e cantaram, gritaram e vitoriaram ao Papa em suas primeiras alocuções dominicais marianas. Este clima de proximidade e carinho identifica ainda hoje estes encontros.
Como um valor agregado na celebração dos 60 anos dos Ângelus papais, o site oficial da Causa de Canonização do Papa Pio XII publicou o som desse primeiro Ângelus público graças a contribuição dos Arquivos Pontifícios de Som que, aplicando as últimas tecnologias, permitem escutar a voz do pontífice com extraordinária claridade.
A oração do Papa de 15 de agosto de 1954 pode ser encontrada através do seguinte link: http://www.papapioxii.it/999/
fonte: GaudiumPress
