Convidamos para as Missas de 7º dia do nosso querido Padre Hugo neste domingo
Na Paróquia de São José Operário às 18h00
Na Paróquia de São Pedro Apóstolo às 08h00 e às 20h00
Um pouco sobre a vida do Padre Hugo
Padre Hugo Bertonazzi, tomou posse em 26 de fevereiro de 1967, data esta em que se convencionou celebrar o aniversário da paróquia, por marcar o início concreto das atividades da mesma. No Livro do Tombo da Paróquia encontramos, logo depois do registro da ata de posse do primeiro pároco, como primeira anotação dele:
“Foi hoje batizada a primeira nova cristã desta comunidade paroquial. Chama-se Silvia e é filha de José Antônio Alves dos Santos e Helena Moreira dos Santos. A Santa Missa está sendo celebrada às 19,30hs e tem sido muito concorrida. A hora favorece os operários. Note-se a presença da juventude na missa” [3]
Fato importantíssimo no início da vida da paróquia São José Operário foi o lançamento da pedra fundamental da futura igreja matriz. Por desejo de Dom Francisco, que fez à Paróquia a doação de um terreno de 2700 m2 na Rua Cavarucanguera (Avenida Faria Lima), o ato da bênção e colocação da primeira pedra ocorreu por ocasião da primeira festa do padroeiro, em primeiro de maio daquele ano.
Também naquele mesmo ano de 1967, Padre Hugo criou o CCP (Centro Comunitário Paroquial). Era uma organização reconhecida juridicamente com trabalhos de orientação pastoral e social. Foi muito forte a atuação desta instituição nos primeiros tempos da paróquia. A sede deste Centro Comunitário veio a ser o que atualmente é o Salão Paroquial. Aliás, onde hoje temos a cozinha do Salão Paroquial foi feita a primeira edificação da paróquia, que então se constituía num cômodo. Tem-se notícia, também de um barracão coberto de sapé, erguido nos fundos do terreno, que funcionava como espaço para as concorridas festas do padroeiro e festas juninas.
Em abril de 1968, foi iniciada a construção do salão paroquial, cuja utilização teve início menos de um ano depois. Dom Francisco benzeu o novo espaço paroquial em 23 de fevereiro de 1969 e ali celebrou a primeira missa. A partir de maio do mesmo ano, as missas dominicais passaram a ser celebradas no salão paroquial.
Ao longo dos primeiros anos da paróquia, Padre Hugo ocupou-se com a estruturação da mesma, sobretudo no âmbito das diferentes atividades com grupos de pastorais, de espiritualidade e com a catequese domiciliar, sendo também os encontros de jovens uma atenção constante do primeiro pastor da paróquia. Digna de nota também é a preocupação do Padre Hugo foi quanto à constituição de patrimônio para a paróquia, principalmente em vista da construção da futura matriz paroquial.
Tendo permanecido oito anos à frente da paróquia, Padre Hugo foi transferido para o Seminário Diocesano Santo Antônio, onde viria a ser reitor por vários anos.
Nos últimos anos estava morando no Seminário Diocesano Cura D’Ars e era pároco emérito da Paróquia de São Pedro Apóstolo.
