O Papa Francisco receberá o presidente russo, Vladimir Putin, na próxima quarta-feira, 10 de Junho, confirmou o Pe. Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa do Vaticano. Este será o segundo encontro privado entre ambos já que se reuniram pela primeira vez no dia 25 de novembro de 2013. Durante a sua visita na Itália, desta vez, o presidente russo visitará a Expo de Milão. Também está previsto um encontro com o presidente da República italiana, Sergio Mattarela, e com o primeiro-ministro Matteo Renzi.
Durante o encontro de 2013, não foram tratados temas do tipo ecumênico “porque não eram da responsabilidade dos interlocutores, embora Putin trouxe saudações do patriarca Kirill ao Papa e o Santo Padre ficou satisfeito”, disse naquele dia o padre Lombardi. Também houve um convite do político russo para o Pontífice visitar o seu país.
A questão da paz e do Oriente Médio caracterizou tal encontro, embora também tratou-se o tema da comunidade católica na Rússia, “como constatação das boas relações que atualmente existem entre a Santa Se e a Federação Russa”. Da mesma forma, falaram da grave situação na Síria, “da qual o presidente Putin expressou o seu agradecimento pela carta que o Santo Padre lhe dirigiu por ocasião do G20 de São Petersburgo”.
fonte: Zenit
