Em Aparecida, São Paulo, a 52ª Assembleia Geral da CNBB concluiu seus trabalhos na manhã desta sexta-feira, dia 9 de maio, com uma Santa Missa presidida pelo Vice-Presidente da CNBB e Arcebispo de São Luiz do Maranhão, Dom José Belisário da Silva, e concelebrada pelo Cardeal Dom Raimundo Damasceno Assis e o Secretário Geral, Dom Leonardo Steiner.
dom-odilo-scherer.jpg
Logo depois, às 10h30, houve a seção de encerramento presidida pela Presidência da CNBB no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida.
Durante os projetos discutidos na reunião desta quinta-feira, 08, os bispos abordaram as discussões do tema prioritário “Os cristãos leigos e leigas”, que tem como intuito analisar a atuação dos cristãos na Igreja e no mundo, diante dos desafios e mudanças na vida em sociedade.
Além disso, foi aprovada, por unanimidade, a realização do Ano da Paz, que terá início no primeiro domingo do Advento, dia 30 de novembro desta ano, até o Natal de 2015.
O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, entrevistado pela Rádio Vaticano, destacou que esses “foram dez dias intensos, de muito trabalho, sendo uma das (assembleias da CNBB) que mais se empenharam”.
“Houve vários textos discutidos, votados, revisados, aprovados. E por outro lado, uma pauta cheia de assuntos muito interessantes, mas que exigiram a participação e a presença da assembleia”, relatou.
Dom Odilo ressaltou que o fator positivo desta reunião foi o tempo de convivência entre os bispos que vieram para esta assembleia com muito desejo de encontrar os demais irmãos, podendo compartilhar, ouvir, conversar e rezarem juntos, bem como refletindo sobre as questões pastorais da Igreja no Brasil.
“Este é o grande fruto da assembleia: a unidade entre os bispos, a fraternidade entre eles e o que já era naturalmente também um grande sentido de colaboração, de fraternidade e colegialidade”, completou.
Fonte: GaudiumPress
