São 68 os jesuítas ativos nesse momento no Nepal para prestar socorro e assistência às pessoas atingidas pelo fortíssimo terremoto do sábado 25 de abril. O epicentro do tremor foi localizado a meio caminho entre as cidades de Kathmandu e Pokhara, no Nepal central. Mortes e destruições também foram relatados no Tibete, Bangladesh, Índia setentrional e Bhutan, mas os danos maiores ocorreram no Nepal.
Pe. Borniface Tigga, Superior Regional dos Jesuítas (SJ) do Nepal relata que os jesuítas presentes no país, como outras comunidades religiosas e o próprio vicariato, não sofreram perdas de vidas humanas nem graves ferimentos, embora alguns edifícios das instituições religiosas tenham sido danificados. “Quando passar o perigo dos novos tremores de acomodação avaliaremos mais atentamente a situação para colocar em segurança aqueles à quem servimos”, destaca Pe. Tigga na nota enviada a Fides da Cúria dos jesuítas.
“As comunidades locais e todos aqueles que não foram afetados pelo terremoto estão envolvidos em operações de resgate – continua -. Os jesuítas do Nepal responderam imediatamente a esta terrível tragédia. O Colégio São Francisco Xavier chegou a duas aldeias remotas no distrito de Dhading levando lonas para abrigo e alimentos básicos. Outra distribuição de material está em andamento no distrito de Kavre. Diversas estradas estão bloqueadas e, portanto, é difícil chegar a muitos lugares”.
Também os Salesianos (SDB) e as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) presentes no país asiático estão todos bem, como informa Ans, e, embora afetados pelo choque e pelo medo, estão empenhados para colaborar nessa situação de emergência. Poucas paredes das suas obras caíram no tremor, mas não sofreram danos irreparáveis. Como toda a população, por ordem do Governo, não pode entrar nas suas casas e, portanto, se refugiam em tendas no exterior, enquanto procuram levar ajuda e conforto à população tão provada.
Por seu lado, os camilianos (Camilian Task Force India) estão enviando uma equipe para avaliar os danos e prestar os primeiros socorros, juntamente com a Cáritas e Catholic Relief Service (CRS). A Camillian Task Force está pronta para enviar imediatamente profissionais de saúde, medicamentos e tudo o que for necessário. Pede, portanto, para apoiar a sua missão de ajuda no Nepal com orações e uma ajuda financeira na medida em que for possível.
Um apoio financeiro pode ser enviado através de Sneha Charitable Trust for CTF Relief Fund.
Nome do Banco: The South Indian Bank Endereço: Sarjapur Road Branch.
A/C Nome: Camillian Task Force camiliana A/C nº: 0518053000007532 e Código IFSC: SIBL 0000518 (Exempt u/s 80g (5).
Conto: Casa Generalizia Ord. dei Chierici Reg. Ministri degli Infermi,
Banco: Banca Prossima SpA, Sportello di Roma
IBAN IT62 G033 5901 6001 0000 0070 486
Swift: BCITITMX
Causale: Emergenza Nepal
fonte: Zenit
