Mais de um milhão e meio de pessoas participaram da procissão dos Reis Magos realizada em 420 cidades polacas, na solenidade da Epifania do Senhor. O anúncio foi feito pela “Fundação da Procissão dos Reis Magos”, organizadora nacional do evento, que destacou a presença de muitas crianças, pais, professores, escoteiros e grupos de voluntários. Na procissão em Varsóvia estava presente o presidente da Polônia Andrzej Duda com sua esposa. O Papa Francisco, no final do Angelus desta quarta-feira (6), saudou os participantes.
Além Polônia, a iniciativa também foi realizada em outros 16 países, incluindo Grã-Bretanha, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Ucrânia, e também Ruanda e Equador. Na Polônia, cerca de mil voluntários da Jornada Mundial da Juventude Cracóvia 2016 também marcaram presença. Provenientes de 28 dioceses do país, eles fizeram uma coleta beneficente para a organização da JMJ, intitulada “Ajuda para as missões”.
Em Varsóvia e outras cidades polonesas, além dos Reis Magos Melchior, Gaspar e Baltazar, foi apresentado o quarto rei: Mieszko I e sua esposa Dobrawa, recordando os 1050 anos do batismo da nação polonesa. “O caminho de nossa fé começa no batismo. 1050 anos atrás, nossos ancestrais se uniram à procissão de fé”, lembrou em sua homilia Dom Antoni Dlugosz, bispo Auxiliar da Arquidiocese de Czestochowa, que presidiu a Missa e a Procissão dos Três Reis Magos em Czestochowa, capital espiritual da Polônia.
Entre as dioceses que colaboraram com a Fundação, destaca-se Czestochowa, Varsóvia, Cracóvia e Katowice. Cada cidade recebeu o patrocínio do presidente local, do prefeito e do bispo, bem como o apoio de personalidades bem conhecidas do mundo da cultura e da comunicação.
fonte: Zenit
