É um dos lugares de peregrinação mais concorridos de Roma devido ao seu significado histórico, mas sobretudo por seu grande valor espiritual. Trata-se da ‘Scala Santa’, a escadaria por onde transitou Jesus antes de sua condenação à morte, e cujo Santuário se encontra na Cidade Eterna, muito perto da Basílica de São João de Latrão, e no mesmo lugar onde se encontra uma capela dedicada a São Lourenço.
Por estes dias se iniciaram os trabalhos para sua restauração, tal como já se fez com a capela de São Lourenço. “Já está terminada a capela de São Lourenço. A seguir, em duas fases, restauraremos a escadaria. Em primeiro lugar, todas as escadarias laterais e, finalmente, a escadaria principal e as escadarias de mármore que a mãe de Constantito, Santa Helena, trouxe de Jerusalém no século quarto”, comentou para a Rome Reports o Padre Mark Haydu, da organização Patrons of the Arts dos Museus Vaticanos, instituição responsável pelos trabalhos de restauração.
Este processo de restauração de todo o Santuário começou há dois anos, cumprindo-se a etapa da capela de São Lourenço, cuja reinauguração ocorreu em junho. “Quando entramos para rezar nesta capela restaurada senti o gozo de celebrar na capela restituída em sua luz, em sua beleza: é como se, de algum modo, alguém se sentisse entre o céu e a terra”, comentou naquela ocasião o Padre Francesco Guerra, reitor do Santuário da ‘Scala Santa’ em entrevista com a Rádio Vaticano.
De acordo com a tradição, a Escadaria Santa foi transladada para Roma desde Jerusalém pela mãe do imperador Constantino, que no ano de 326 encarregou seu translado a partir do pretório de Pilatos até a Cidade Eterna, e assim conservar aqueles santos degraus por onde transitou Jesus no dia de sua condenação à morte.
Foi precisamente por este imenso valor espiritual que o Papa Sixto C, entre os anos de 1586 e 1589, mandou construir o atual Santuário da ‘Scala Santa’, situando-a como acesso à ‘Sancta Sanctorum’, primeira capela privada dos Papas construída em 1277, onde se custodiavam as relíquias mais preciosas da cristandade.
Os trabalhos para a restauração contam com a contribuição dos mesmos peregrinos que apoiaram a campanha “Salvai a Escadaria” com a qual o Santuário vem convidando para poder restaurar o santo lugar. Com esta iniciativa, além de outras contribuições, já se restauraram os afrescos da capela de São Lourenço, que são um importante patrimônio artístico do lugar.Hoje a ‘Sancta Sanctorum’ é o ponto final da Escadaria Santa e nela se resguarda uma antiquíssima imagem de Jesus Redentor chamada “arquetípica”, quer dizer, que não foi pintada por mão humana. Ainda que uma tradição popular diz que a pintura é do Evangelista Lucas que foi ajudado por um anjo para esta bela obra.
Por agora os peregrinos deverão esperar que se concluam os trabalhos de restauração para poder cruzar sobre a ‘Scala Santa’, um caminho que se faz de joelhos e pelo qual se passaram também vários pontífices, como o fez em seu momento o Papa Pio IX.
fonte: GaudiumPress
