Começou no domingo, 9 de agosto, e vai até o dia 16 o maior encontro internacional promovido pela comunidade ecumênica de Taizé, na Borgonha, França, com o tema “Rumo a uma nova solidariedade”. O evento, que presta especial atenção à memória do fundador, o irmão Roger Schutz, envolve mais de 7.000 jovens, de 18 a 35 anos, provenientes de todos os continentes.
Trata-se do cume de três anos de estudos sobre uma “nova solidariedade”, além de ser o evento final das cerimônias organizadas em 2015 em Taizé para celebrar três aniversários: o centésimo do nascimento do irmão Roger (12 de maio), o 75º do estabelecimento da comunidade e o 10º da morte do fundador (16 de agosto).
Conforme relatado pelo diário L’Osservatore Romano, toda a semana dedicará especial atenção às pessoas em situações precárias nas diversas partes do mundo. Graças a um fundo especial de solidariedade, a comunidade conseguiu levar à França muitos jovens que não tinham condições de bancar a viagem.
A programação inclui reflexões bíblicas e seminários com palestrantes de várias igrejas e continentes, além das meditações do prior, o irmão Alois. Na sexta-feira, 14 de agosto, terá lugar a tradicional oração em comum junto à cruz da Igreja da Reconciliação. No sábado, 15, festa da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, haverá um momento de recolhimento ao ar livre. No domingo, 16, o evento será encerrado com a oração de intercessão em memória do irmão Roger.
fonte: Zenit
